Continua após publicidade
Você sabia que a cachaça remete aos tempos do Brasil colonial? Acontece que o destilado feito à base do caldo fresco de cana-de-açúcar chegou a ser proibido pela corte portuguesa porque ele competia diretamente com a bagaceira, bebida importada para a América Latina.
Porém, em 13 de setembro de 1659, os produtores se revoltaram em um ato conhecido como “A Revolta da Cachaça”, que durou cerca de cinco meses. É por isso que, séculos mais tarde, é celebrado o Dia Nacional da Cachaça – que mantém viva essa tradição no país.
Segundo o Anuário da Cachaça 2020, do Ministério da Agricultura, a região Sudeste possui o maior percentual de estabelecimentos registrados para produção de cachaça (68,7%), sendo um total de 656 produtores. Ela gera, ainda, cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Abaixo, confira um livro e três rótulos disponíveis na Amazon:
Dia da cachaça: 4 rótulos para comemorar a data
1
- Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja
As surpresas reveladas em uma degustação de queijos com cachaça, vinho ou cerveja são muitas. A disputa de sabores e sensações entre o queijo e a bebida que o acompanha é intensa. Com personalidades fortes, um tenta prevalecer sobre o outro... Em alguns casos, um dos dois se sobressai. Mas, sim, há uniões felizes, resultando em uma dança harmoniosa, na qual as características de cada um dos parceiros é evidenciada, exaltada. É por isso que esta publicação traz informações sobre as oito famílias de queijos e a melhor maneira de servi-los, além de relatar como se comportam com cachaças, os vinhos e as cervejas.
2
- Kit de cachaças clássicas Santo Grau
Preservando as origens e peculiaridades dos pequenos e tradicionais engenhos do brasil, há mais de 30 anos, a cachaça Santo Grau traz ao consumidor o melhor das cachaças de alambique, produzidas em engenhos localizados em três regiões históricas. Neste kit, há as opções Coronel Xavier Chaves, Paraty e Itirapuã. Ele vem acompanhado de três copos de dose para degustar.
3
- Cachaça Século XVIII
A Cachaça Século XVIII é armazenada em tonéis de inox por um ano. Com 47% de graduação alcoólica, o destilado é uma bebida harmoniosa, com o aroma do álcool perceptível, mas não agressivo, lembrando caldo de cana começando a fermentar. É considerada suave e agradável – ideal para ser tomada pura ou para ser utilizada no preparo de coquetéis e drinks diversos.
4
- Aguardente de Melado de Cana Ligurita
Esta cachaça é produzida pelo Empório Guaraciaba, que nasceu na cidade de Belo Horizonte, em 2018. Ela tem 42% de graduação alcoólica, é envelhecida por dois anos e tem 600 ml.