Continua após publicidade
Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia de coronavírus se prolonga e, assim, limita um pouco a oferta de passeios em ambientes públicos ou viagens com as crianças. Nesta situação, conviver com os pequenos em casa por um período maior de horas durante o dia já não é mais novidade, e pode ser que faltem ideias capazes de mantê-los entretidos por um tempo mais longo. Naturalmente, além das horas de tela eventualmente gastas em aulas remotas, há a preocupação de que as crianças não passem horas suplementares na frente da TV.
Pensando nisso, preparamos indicações de jogos para aproveitar o tempo livre com as crianças no lar. Uma alternativa, deixada meio de lado por conta do avanço da tecnologia, é recorrer aos famosos jogos de tabuleiro, que contribuem para o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que divertem e dão aos adultos uma gostosa sensação de nostalgia. Que tal apresentar os seus favoritos para as crianças?
Para ajudar a escolher os mais legais disponíveis para compra, fizemos uma curadoria de jogos, diversa tanto nos temas quanto em relação à faixa etária recomendada. Aqui você vai encontrar jogos de tabuleiro tradicionais, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Detetive, além de opções que envolvem raciocínio e estratégia, como Xadrez e Batalha Naval.
1
- Cara a Cara, Estrela
Jogo para dois jogadores, a partir de 6 anos de idade.
É loira? É mulher? Tem olhos verdes? Faça quantas perguntas precisar para descobrir qual é a "cara" do seu adversário. Inclui 2 tabuleiros plásticos, 48 molduras plásticas, 1 folha com 48 rostos, 1 folha com 24 cartas e 1 manual de instruções.
2
- Dixit, Galápagos
Jogo para 3 a 6 jogadores, a partir de 8 anos. Desenvolve a capacidade narrativa. A cada rodada, um jogador s
eleciona uma carta na mão com uma figura, pensa em uma frase inspirada nessa carta, e a coloca na mesa com a face para baixo. Os outros jogadores escolhem cartas que acham que têm relação com a frase e também as colocam na mesa. As cartas são embaralhadas e reveladas. Os jogadores votam na carta que acreditam que melhor representa a frase apresentada.
3
- Xadrez Escolar, Xalingo
Jogo para dois jogadores, a partir de 7 anos de idade. Jogo de tradição milenar, desenvolve o raciocínio lógico e estratégico, e a capacidade de concentração. O Xadrez Escolar vem com peças em plástico e estojo em madeira.
4
- Rummikub, Grow
Jogo para 2 a 4 participantes, a partir de 7 anos.
Rummikub é um jogo de sequência numérica. Cada participante começa o jogo com 14 pedras, e o objetivo é se livrar de todas elas, baixando jogos sobre a mesa. Os jogos podem ser sequências numéricas de mesma cor ou de números iguais e cores diferentes. Vem com 104 pedras numeradas, 2 pedras coringa, 4 suportes e o tabuleiro.
5
- Imagem e Ação Júnior, Grow
Imagem & Ação Júnior é mais do que uma versão infantil do Imagem & Ação da Grow. O jogo foi desenvolvido para crianças de 5 a 10 anos, para estimular sua criatividade na associação de desenhos e palavras. As crianças de 5 a 7 anos jogam com o baralho azul, que possui palavras mais simples. As crianças de 8 a 10 anos jogam com o baralho vermelho, mais difícil. São 480 palavras para desenhar!
6
- Jogo da Vida, Estrela
Jogo indicado para crianças a partir de 8 anos. Joga-se com 2 a 6 jogadores. Objetivo do jogo: ser o jogador com mais dinheiro ao final do jogo. Tempo estimado de jogo: 90 minutos.
7
- Detetive Harry Potter, Estrela
Em uma cidade, um crime abala a tranquilidade dos moradores: ajude o nosso jovem mágico a solucionar mais este mistério! Todos são suspeitos do crime, incluindo cada jogador! Percorra a cidade e colete as provas que apontem (ou inocentem) o assassino, a cena e a arma do crime. Versão "Harry Potter" do tradicional jogo Detetive. A partir de 8 anos, 2 a 6 jogadores.
8
- Banco Imobiliário, Estrela
Jogo para 2 a 6 jogadores, a partir de 8 anos. A proposta:
o mercado de imóveis está cada vez mais competitivo. Diversificar os investimentos virou a orientação dominante. O Banco Imobiliário traz o desafio para os participantes de comprar e vender, buscando ter o melhor desempenho ao final.
9
- Jogo da Memória Turma da Mônica
Jogo recomendado para crianças de 3 a 6 anos.
O Jogo de memória é tradicional e fundamental na formação educacional e cognitiva das crianças. Jogar com seus personagens familiares, como a Turma da Mônica, estimula ainda mais a criança. Suas 24 peças em madeira facilitam o manuseio.
10
- Lince, Grow
Jogo para crianças a partir de 5 anos, 2 a 3 jogadores.
Lince é uma competição na qual a rapidez e o reflexo decidem cada jogada. Os jogadores recebem as cartelas com figuras que estão no tabuleiro. Depois do sinal, devem tentar localizá-las rapidamente. Quem colocar primeiro ficha na figura será o vencedor.
11
- Forca, Pais & Filhos
Jogo para crianças a partir de 7 anos, e permite de 2 a 4 jogadores. Contém 2 tabuleiros e 126 letras.
12
- Perfil Jr., Grow
Jogo para 2 a 6 jogadores, a partir de 7 anos. São 20 dicas para os jogadores adivinharem qual é o perfil da rodada: quem é a pessoa, o personagem, a coisa ou o lugar. Quanto menos dicas precisar, mais casas se anda no tabuleiro. Desenvolve o raciocínio lógico. Amplia o conhecimento sobre a atualidade.
13
- Batalha Naval, Grow
Jogo para dois jogadores, a partir de 5 anos. Produzido com papel, papel-cartão, polietileno e poliestireno. Contém 2 maletas-tabuleiros, 252 pinos brancos, 84 pinos vermelhos, 2 esquadras, 1 cartela de adesivos, 2 saca-pinos e 1 folheto com as regras.
14
- Jogo de Damas, Coluna
Jogo para 2 jogadores, a partir de 5 anos.
15
- Ludo, Coluna
Jogo com 2 a 4 jogadores, a partir de 5 anos. Tradicional jogo de Ludo, no qual os jogadores têm de levar seus peões para o final do percurso, usando dados. Desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de planejar o desenvolvimento do jogo.
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.