Continua após publicidade
Nas festas de réveillon, o espumante não pode faltar: é o símbolo da alegria de viver, das esperanças no ano que se inicia, do prazer do convívio com amigos e familiares. Sua presença no réveillon é tradicional na sociedade ocidental, praticada há séculos. Claro que os espumantes são bebidas para todas as ocasiões festivas, mas no Ano Novo são particularmente valorizados.
Espumante não quer dizer champanhe – sua representante mais consagrada. A champanhe é especificamente um vinho espumante produzido na região de Champanhe (Champagne, na grafia francesa), na França, com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, seguindo um procedimento específico (método champenoise, com a segunda fermentação já na garrafa).
Além de sua denominação genérica, há espumantes que também são específicos de outras regiões vinícolas e produzidos com determinadas uvas – como a cava, oriunda do norte-nordeste da Espanha, e o prosecco, do nordeste da Itália. Nas demais regiões produtoras, como Brasil, Argentina ou Chile, esse vinho é chamado de espumante.
Pela quantidade de açúcar presente em sua composição, eles podem ser nature (o que tem menos açúcar), extra-brut, brut, sec, demi-sec e doce.
Uma questão a avaliar é o custo. Nesta matéria, trazemos 11 indicações em diferentes faixas de preços. Naturalmente, as champanhes custam mais. É preciso considerar se a compra é para uma festa grande ou para uma comemoração com poucas pessoas, na qual podem degustar a bebida com mais proximidade e detalhe. Seja como for, os espumantes farão um papel bonito, trazendo alegria e frescor ao ano que começa.
Continua após a publicidade
1
- Espumante Chandon Pinot Noir Réserve Brut, 750 ml
Espumante Chandon Pinot Noir Réserve Brut, garrafa de 750 ml. Teor alcoólico: 13%. Vinho espumante com n
otas de frutas citricas e secas. Fermentado de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Harmonização: ostras frescas, saladas verdes, sushis e sashimis, queijos leves e carnes brancas, evitando dulçor em qualquer prato.
2
- Espumante Don Giovanni Nature
A vinícola fica em Pinto Bandeira, Rio Grande do sul, a mais reconhecida região brasileira para a produção de espumantes. Feito pelo método tradicional com três tipos de uva, é um nature, sem dosagem de açúcar.
3
- Espumante Gran Legado Champenoise Vale dos Vinhedos Rosé Brut
O espumante rosado tem seu lugar, e os nacionais estão em alta. Este é 100% pinot noir do Vale dos Vinhedos (RS), elaborado pelo método tradicional, passa doze meses com suas borras. Rosa-claro, com aromas de morango, framboesa e pão torrado. Paladar de bom corpo, com acidez e perfil gastronômico.
4
- Cava Freixenet Cordón Negro Brut 2021
Lançada originalmente em 1974, a Freixenet Cordón Negro é leve, apreciada por seu grande frescor e reconhecida mundialmente em sua emblemática garrafa preta e dourada. Com aromas de frutas cítricas e acidez equilibrada, esta cava é indicada para acompanhar aperitivos, carnes, massas e risotos.
5
- Cava Don Román Brut
Elaborado pelo método tradicional, o espumante espanhol leva as uvas xarel-lo, macabeo e parellada. Estagia por nove meses com as borras na garrafa.
6
- Champagne Moet Imperial Brut, 750 ml, Moet & Chandon
Uma das marcas de champanhe mais consagradas internacionalmente. Teor alcoólico de 12%. Apresenta um tom amarelo palha, com suas pequenas bolhas (perlage) homogeneas e consistentes. Bebida fresca e leve. Aroma dominante de frutas cítricas e maçã verde.
7
- Champagne Veuve Clicquot Brut, 750 ml
Champanhe renomado em todo o mundo.
Seu aroma, intenso e agradável, tem notas frutadas. Harmonia, frescor e estrutura consistente são traços notáveis. Redondo, com laivos de pinot meunier, deve sua estrutura sólida à predominância de pinot noir, e sua elegância e finura a um terço de uvas chardonnay. Envelhecida, em barris de carvalho, no mínimo 30 meses.
8
- Champagne Taittinger Brut Réserve
Este é um dos melhores champanhes sem safra do mercado, sempre excelente e consistente. Combinando as cepas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, passa 36 meses amadurecendo com as suas borras.
9
- Champagne Louis Roederer Brut Premier
Vinícola tradicional produtora do ícone Champagne Cristal. Borbulhas pequenas e abundantes, cor palha, notas de cítricos, leveduras e creme holandês. Paladar com textura cremosa e dosagem de açúcar bem equilibrada com a acidez.
10
- Prosecco Cinzano Spritz 750 Ml
Prosecco Cinzano Spritz, garrafa de 750 ml. Produzido na Itália, na região do Vêneto.
Sabor cítrico, acidez equilibrada e toque suave. Teor alcoólico: 12,5%.
11
- Terra Serena Prosecco Treviso DOC
Terra Serena Prosecco Treviso DOC, Itália. Teor alcoólico de 11,5%. Notas de flores brancas e maçãs douradas frutadas. O sabor é fresco, e o paladar elegante e macio. Vinícola com 130 anos de existência, na região de Treviso, no Vêneto.
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.