8 opções de tapete para praticar Yoga
Sucesso da prática milenar começa pela base que você escolhe
Antigamente, a Yoga era feita diretamente sobre o solo. Nascida na Índia há milênios, a prática física e espiritual chegou ao Ocidente e foi incorporada à vida moderna com uma dose de conforto, concretizada principalmente no tapetinho sobre o qual se pratica, que ameniza as agruras do chão duro.
Há várias opções para escolha, mas algumas características são básicas: o tapete não pode escorregar no chão, pois a firmeza é essencial para os exercícios; deve ser alguns centímetros maior do que a altura da pessoa, para permitir que o corpo fique completamente deitado; não pode ser muito espesso, para não atrapalhar a boa realização dos movimentos.
Se você pretende realizar sua Yoga fora de casa – ao ar livre ou num estúdio –, é bom que o tapete seja mais leve e fácil de carregar. Atenção também para que sua superfície seja lisa e de limpeza simples. Ao avaliar as diferentes opções, considere que os bons tapetes podem custar mais, mas a sua durabilidade deve ser bem maior.
Seja um principiante ou praticante experiente, apresentamos aqui oito diferentes tipos de materiais que definem as características principais do tapete. Escolha bem a base que te ajudará a percorrer melhor os caminhos da Yoga.
PVC
Os mais comuns de encontrar são os tapetes de PVC (policloreto de vinila), composto que permite fabricar tapetes flexíveis. Sua aderência é boa, adequada à Yoga, e os preços são mais baixos, o que pode ser um atrativo para iniciantes, que ainda estão conhecendo a prática. A restrição ao PVC é de que ele é uma substância agressiva ao meio ambiente, que não se decompõe com facilidade na natureza.
Juta
Vinda da Ásia, a juta é uma fibra natural longa e que produz tecidos macios. Há tapetes de Yoga em juta com espessuras a partir de 4 mm. Sua fibra é reciclável e biodegradável. A limpeza tem de ser feita com cuidado, com água e sabão neutro. Em geral, o tapete tem também uma camada fina de material aderente para ficar firme no chão.
Neoprene
Existem tapetes para Yoga de neoprene, uma borracha sintética, conhecida pelo uso em vestes que mantêm a temperatura corporal na água. É um material confortável, de uso prático e antiderrapante. Uma de suas vantagens é a resistência às intempéries, de modo que é adequado para uso ao ar livre, em meio à natureza, além de ter grande durabilidade. Não se decompõe na natureza, mas é reciclável, podendo servir para outros usos após seu descarte.
EVA
Macio e leve, o tapete de EVA também é uma opção de preço baixo. Pode vir com material antiderrapante, para dar maior segurança. É fácil de enrolar, de transportar, de limpar e pode ser exposto ao sol, o que favorece seu uso em áreas externas, como parques e praças. O uso da resina EVA (etil, vinil, acetato), porém, sofre críticas, porque não é facilmente reutilizável, nem se decompõe na natureza, podendo causar danos ambientais quando é descartada.
TPE
Quando a preocupação é uma escolha ecologicamente correta, o tapete de TPE pode ganhar a sua preferência. O TPE (elastômero termoplástico) é antiderrapante, bastante macio ao toque e o tapete pode ter espessura pequena, sendo leve e simples de enrolar. Para limpar, pode-se usar um pano com água e sabão. O material, porém, é sensível ao calor do sol, sendo recomendável basicamente para o uso doméstico interno. Ao final de sua vida útil, é 100% reciclável.
Borracha natural
O tapete de Yoga de borracha natural, além da flexibilidade, apresenta como principais características a resistência e o fato de ser impermeável, o que facilita mantê-lo limpo. A borracha permite uma superfície firme e aderente. Possui uma durabilidade grande, pois é pouco afetado pelo calor ou pela umidade. A borracha natural vem do látex das seringueiras e é biodegradável.
Cortiça
Chama a atenção o tapete de Yoga de cortiça, um tecido vegetal, extraído de cascas de árvores. Além da sensação agradável de contato com a fibra natural, o praticante utiliza uma superfície que absorve o suor, tem ação germicida e reduz os odores. Pela própria natureza da cortiça, porém, o tapete tem uma camada de borracha ou PVC, para dar consistência e aderência. A cortiça é mais frágil do que outros materiais e exige cuidados para ter maior durabilidade.
Algodão
Aqui o que pesa é a tradição. O algodão é a fibra do famoso Rug Mysore, primeiro tapete usado para a prática de Yoga, na Índia, há séculos. O tapete de Yoga de algodão tem espessura pequena, sendo menos confortável do que outros quando usado diretamente no chão. É recomendável usá-lo em cima de outro tapete para garantir maior aderência e conforto, mantendo-se a pele em contato com o algodão.
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.