Continua após publicidade

Bicicleta Caloi Vulcan MTB aro 29: ótima relação custo-benefício

Voltada para os iniciantes na modalidade de mountain bike, modelo é indicado para trilhas leves

Por Redação Especiallistas
Atualizado em 7 abr 2021, 20h46 - Publicado em 2 abr 2021, 10h42

Para quem busca uma bicicleta para começar a se familiarizar com o segmento de mountain bike (MTB), a Caloi Vulcan aro 29 oferece uma boa relação custo-benefício. Tida como a melhor opção em sua faixa de preço, ela é focada em quem ainda utiliza a bicicleta em ambientes predominantemente urbanos, para transporte ou lazer, em ruas, ciclofaixas e parques. Por suas características, é indicada no máximo para trilhas leves.

Quadro e suspensão

Com quadro de alumínio em liga 6061, o design da Vulcan é arrojado e equilibrado — uma grande vantagem considerando a faixa de preço do modelo — com modernos grafismos cor de laranja no modelo preto, e vermelhos no caso da bike branca. Além disso, o selim fica preso no canote de aço por um sistema de castanha, que facilita a manipulação para regulagem da altura do banco. A Vulcan também possui pedivelas de ferro, com pedais de plástico, mesa e guidão de aço, e sistema de direção Aehad. No final, a bicicleta acaba sendo pesada: totaliza 16 quilos, o que acaba sendo muito no caso de trilhas mais difíceis, que exigem opções mais leves.

Já a suspensão do modelo, é uma Caloi genérica de 60 mm de curso em aço, garantindo o conforto em ambientes urbanos e trilhas bem leves.

Transmissão, rodas e freio

O ponto forte da Caloi Vulcan é a marcha traseira, da excelente marca Shimano, linha Tourney TZ300, geralmente encontrada apenas em bicicletas de valor mais elevado. Além disso, possui 21 marchas e câmbios Triguer, possibilitando uma passagem de marchas suave em ambientes adequados para o modelo. 

Os pneus, indicados para utilização em pisos pouco acidentados, são modelo “fora de estrada”, com 29 polegadas de diâmetro e 2,5 de largura, e cravos pequenos, menores do que os das bicicletas indicadas para trail. Além disso, a Vulcan possui freio a disco mecânico — no qual um cabo de aço aciona as pastilhas — nas duas rodas. Apesar do freio a disco mecânico não ser tão bom quanto o hidráulico, que utiliza um óleo para empurrar e acionar as pastilhas, ele ainda é superior aos freios a aro, possibilitando uma frenagem mais confortável e segura. 

Continua após a publicidade

A bicicleta da Caloi é indicada para usuários entre 1,60 m e 1,85 m, e comporta pessoas de até 100 kg.

Bicicleta Caloi Vulcan MTB Aro 29''.
Com quadro de alumínio tamanho 17, liga 6061 e suporte de freio a disco. Guidão de aço com suporte 90 mm, canote de selim de aço 27, e sistema de ajuste quick-release. Suspensão Caloi com 60 mm de curso, freios a disco mecânicos nas duas rodas, manete Triguer SFT5P. Aros de alumínio com raios em aço, pneus fora de estrada 29 x 2,25 polegadas. Pedais em plástico com pedivela de ferro. Câmbio traseiro Shimano Tourney, TY300, 7v, e dianteiro Power indez, 3v, passadores Triguer 3/7v. Cassete roda livre com 7 velocidades 14-34D e corrente KMC Z7. R$ 2.156,90

*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.

Publicidade