O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, e medidas preventivas, como o autoexame e principalmente a mamografia, são fundamentais para prevenir a doença e reduzir em muito a sua gravidade. Para espalhar essa consciência entre a população feminina, decidiu-se dedicar um mês inteiro, a cada ano, para uma campanha de educação e alerta: o Outubro Rosa.É uma iniciativa que atinge boa parte dos países do mundo e, no Brasil, ocorre há cerca de 20 anos. Mais recentemente, a campanha passou a abarcar também a prevenção ao câncer de colo de útero.Como parceiras voltadas ao consumo consciente das mulheres, a marca italiana de lingerie e nightwear Intimissimi e a Biossance, pioneira no Brasil no conceito de clean beauty, unem-se pela terceira vez no apoio ao Outubro Rosa. Neste mês, as duas companhias destinarão parte de suas receitas para reforçar a campanha contra o câncer de mama, por meio do apoio financeiro à ONG Américas Amigas e ao projeto De Peito Aberto.Na Intimissimi, a Linha Rosa – que reúne mais de 120 modelos de sutiãs, calcinhas e homewear – destinará 10% de suas receitas para a ONG. A promoção vale tanto para as vendas por e-commerce quanto nas lojas físicas da marca em todo Brasil. Além disso, a cada R$ 390 em compras, a pessoa ganha um hidratante labial vegano da Biossance, com rosas e esqualano (full size).Na Biossance, o Kit Rosa terá 50% de sua venda destinada à campanha. O kit é composto pelo Óleo facial de vitamina C com extrato de rosas (travel size), pelo Hidratante labial vegano com rosas (full size), pelo Guachá de quatzo-rosa (produto para massagem facial) e pela nécessaire. Em todas as compras acima de R$ 499 no site da marca, o consumidor ganha um robe da Intimissimi.A iniciativa das duas marcas nos anos anteriores já beneficiou mais de 2.000 mulheres com a realização de exames de diagnóstico e ações de prevenção ao câncer de mama. Com a ação neste Outubro Rosa, o objetivo é propiciar mais 1.200 exames de diagnóstico da doença. Para além do impacto direto, o engajamento na campanha ajuda a ampliar a conscientização social a respeito do câncer de mama e de colo de útero e suas formas de prevenção e diagnóstico.Como reforço à campanha, Intimissimi e Biossance promovem, ainda, a exibição de vídeos com depoimentos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama a partir de exames realizados pela Américas Amigas – organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover o acesso ao diagnóstico precoce de câncer de mama para mulheres em situação de pobreza –, visando ampliar a informação a respeito do assunto, além de gerar engajamento e solidariedade às mulheres que enfrentam essa realidade.O Outubro Rosa inclui ainda o projeto sociocultural De Peito Aberto, realizado desde 2006 pela jornalista e escritora Vera Golik e pelo fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, e que há três anos recebe apoio da Biossance. O projeto traz uma exposição fotográfica que retrata a história de mulheres confrontadas ao câncer de mama, que atinge elementos de sua identidade feminina, como os seios, os cabelos, a fertilidade e a libido. Sua abordagem humanista destaca as formas de lidar com a doença: a descoberta, o enfrentamento, o apoio e a superação. A mostra acontece na cidade de São Paulo (até 31/10, no hotel Canopy, rua Saint-Hilaire, 40).*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.