Continua após publicidade
Depois de certo tempo esquecidos, sobretudo pelas mudanças tecnológicas (CDs, MP3, streaming…), os discos de vinil voltaram com tudo à popularidade. Claro, sempre houve quem os defendesse, pelas características da sonoridade – como a melhor reprodução de graves – e do produto em si – o aspecto visual dos álbuns, com encarte e as letras.
O seu retorno ao destaque agora traz junto um charme retrô. Volta-se a valorizar o caráter de “obra” associado a cada álbum de um artista, com certa seleção e o ordenamento intencional das diferentes músicas.
Uma limitação, porém, para o fã-clube dos vinis, é a limitação dos lugares para escutá-los. Enquanto os arquivos de som modernos podem ser ouvidos em qualquer lugar, os vinis precisam de toca-discos.
Pensando nisso, fomos atrás de uma solução prática: toca-discos compactos com caixas embutidas. Fáceis de fechar e transportar. Há vários modelos, e selecionamos cinco. Na maioria dos casos, combinam o aspecto vintage com funcionalidades modernas, como a possibilidade de gravação dos vinis em mídia eletrônica e conexão bluetooth, que permite também jogar o som do seu celular nos alto-falantes do aparelho. De qualquer forma, é diversão garantida!
Retrô, mas bem moderno
1
- Toca-discos Voyager, Crosley
O toca-discos Voyager, da Crosley, tem receptor Bluetooth e alto-falantes embutidos. O aparelho apresenta três velocidadees: 33 1/3, 45 e 78 RPMs. O receptor Bluetooth integrado permite transmitir música sem fio para os alto-falantes estéreo do Voyager. Ele também pode ser conectado ao outro sistema estéreo existente com as saídas RCA. Possui entrada auxiliar e entrada de fone de ouvido. A potência da caixa é de 1.0 watt.
2
- Toca-discos Dilwe
Aparelho multifuncional: toca-discos LP, alto-falantes estéreo integrados e entrada auxiliar. Possui também saída para fone de ouvido. Com design antigo natural, o toca-discos é elegante e rústico. Por seu receptor bluetooth, reproduz música de celular sem fio. Sua tampa removível protege contra a poeira, na parte superior, o disco de vinil e a mesa giratória. É adequado para qualquer dispositivo bluetooth, compatível para iOS ou para smartphones Android, tablets, laptops. O emparelhamento é rápido e estável, com transmissão sem perdas a uma distância de até 10 metros. Mesa giratória de três velocidades (33, 45, 78 RPM), com operação simples. Potência do alto-falante: 5 W x 2.
3
- Toca-discos vintage Snoq
O toca-discos é um exemplo de estilo retrô com cores clássicas. O gravador portátil tem plugue e reprodução via cabo USB, fácil de operar. A saída RCA permite que a conexão a um amplificador externo. O toca-discos apresenta três velocidades (33, 45 e 78 RPMs). Pode-se conectar a sistema de alto-falantes estéreo externos. A conexão bluetooth 5.0 permite tocar sons de diferentes dispositivos, por transmissão sem fio. Potência das caixas: 2 x 5 W.
4
- Toca-discos mini system Victrola
O toca-discos portátil Victrola é prático e carregado de recursos. Inclui tecnologia bluetooth, para transmitir música sem fios a partir de diferentes dispositivos a até 10 metros de distância, mesa giratória de 3 velocidades (33 1/3, 45, 78 RPMs), alto-falantes integrados, entrada auxiliar, conector RCA para ligar a alto-falantes externos e saída para fone de ouvido. O modelo é portátil, pois fecha com uma maleta (35 cm de comprimento, 26 cm de largura e 13 cm de altura), e a alça de transporte permite que seja carregado facilmente para ouvir músicas em qualquer lugar. Potência das caixas: 6 W.
5
- Toca-discos Bronco LP, Ion
O toca-discos da Ion apresenta um design vintage inspirado na frente de um Ford Bronco. O aparelho tem também rádio, entrada USB, entrada auxiliar e conversão digital. O toca-discos apresenta 3 velocidades de rotação (33 e 1/3, 45 e 78) para qualquer tipo de disco. Seus seletores de volume e sintonia do rádio são faróis que acendem. Permite gravar os discos LP, a rádio o áudio AUX em arquivo digital, por meio de pen drive. Tem entrada para fone de ouvido e alto-falantes embutidos.
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.