(Lisa Valder/Getty Images)
Continua após publicidade
Quais são as melhores: as escovas de dente manuais ou as elétricas? Para começar, os dentistas são categóricos em afirmar que, independentemente da escolha da escova, o fundamental é ter uma boa prática de higiene bucal: usar o fio dental com frequência e escovar bem os dentes ao menos três vezes por dia.
Sabe-se que as doenças bucais – cárie dentária e periodontite (inflamação das gengivas e suas decorrências) – são as moléstias mais comuns do mundo. E o mau hálito decorrente acaba sendo a menos grave das consequências, que incluem recuo de gengivas e perda de dentes.
O principal objetivo da escovação é retirar os restos de alimentos dos vãos dentários e da gengiva e impedir ou retirar a placa bacteriana, uma substância pegajosa, povoada de bactérias, que adere nos dentes e vai endurecendo com o tempo. Fazendo-se isso bem, dentes e gengiva ficam saudáveis.
Para boa parte dos dentistas, se bem usadas, as escovas de dente elétricas são mais eficientes do que as manuais. Citam-se pesquisas científicas mostrando que pessoas que usam escovas elétricas têm – em geral – menos cáries, menos periodontite e menor perda dentária.
As escovas elétricas possuem cabeças encaixáveis, de forma que podem ser alteradas e trocadas quando acaba a sua vida útil. Tal como no caso da escova manual, as cabeças das móveis devem ser regularmente trocadas. Entre os recursos dos modelos elétricos, alguns bem úteis ajudam a garantir o tempo adequado de escovação e a ajudar em uma limpeza uniforme da boca.
Continua após a publicidade
O uso das escovas de dente elétricas pode começar desde criança pequena, a partir dos três anos. Veja abaixo 4 indicações para adultos e duas para crianças. Sua escolha pode ser uma tomada de posição por uma saúde bucal melhor.
Para adultos
1
- Escova elétrica Oral-B Vitality Precision Clean
A escova Oral-B Vitality Precision Clean tem versões em 110V e 220V. Possui cabeça redonda, cabo ergonômico resistente à água e temporizador. É recarregável e compatível com todos os refis Oral-B. Promete remover as placas com muito mais eficiência do que a escova manual e previne a gengivite. O sistema de funcionamento rotaciona e oscila – dois movimentos complementares – e produz 8.800 rotações por minuto.
2
- Escova de dente elétrica Philips Colgate SonicPro 10
A escova de dente elétrica Philips SonicPro é recarregável e bivolt. A escova produz 31 mil movimentos por minuto. Tem temporizador, para o usuário definir e controlar o tempo de escovação. Vibrações de 4 tempos: pausas rápidas a cada 30 segundos, para que ajudar a escovar as 4 regiões da boca de forma consistente, incentivando uma limpeza completa. Promete remover 200% mais placa do que a escova manual. À prova d’água IPX7. Possui bateria de longa duração (até 14 dias). Vem com carregador USB para recarregar.
3
- Escova elétrica recarregável Oral-B Pro 2000 Sensi Ultrafino
A escova elétrica Oral-B Pro 2000 apresenta uma cabeça redonda, projetada para envolver cada dente inteiramente. Possui um sensor de pressão inteligente para proteger a gengiva – ao se aproximar dela, a velocidade de escovação reduz e a pulsação para. Vem com temporizador, para ajudar a controlar o tempo de escovação. Sua bateria de Li-Ion é feita para durar duas semanas e a escola é recarregável. Na compra, vem com refis. A escova comporta todos os refis Oral-B. Promete retirar até 6 vezes mais as placas do que as escovas manuais.
4
- Escova de dente elétrica Philips Colgate SonicPro 50
A escova Philips SonicPro 50 vem com três cabeças, para diferentes modos de escovação: limpeza, branqueamento e modo de cuidados com a gengiva. A escova produz 62 mil movimentos por minuto. Seu sensor de pressão protege dentes e gengiva de uma escovação com força excessiva. O temporizador de 2 minutos e as vibrações em 4 tempos incentivam uma limpeza completa e com controle de tempo. A escova é recarregável (bivolt) e sua bateria tem autonomia de até 14 dias. Com base em pesquisa, afirma r
emover 600% mais placa (no modo branqueamento) do que a escova manual.
Para crianças
1
- Escova de dentes elétrica Oral-B Disney Princess
Escova projetada para limpar os dentes de crianças a partir de 3 anos. Cabeça redonda especial para a faixa etária. Filamentos suaves para proteger as gengivas. Funciona com o app Disney Magic Timer da Oral-B. Cronômetro e temporizador incentivam a escovagem por 2 minutos. A escova requer 2 pilhas do tipo AA (as duas primeiras já incluídas).
2
- Escova de dentes elétrica Philips Colgate SonicPro Kids
Escova elétrica para crianças a partir de 3 anos, com tecnologia sônica, que remove mais placa do que uma escova manual. Conectividade bluetooth, que, aliada ao app Philips Colgate, estimula as crianças a escovarem os dentes melhor e por mais tempo, de forma divertida. Cabeça compacta e emborrachada, com cerdas macias. KidTimer e KidPacer: auxilia as crianças a escovar pelo tempo recomendado. A escova é recarregável e vem com um carregador e um refil.
Continua após a publicidade
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.