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Controle do PS5 usa nova tecnologia e o resultado é revolucionário

Sistema háptico simula sensações como patinar no gelo e tomar chuva; entenda como funciona e confira primeiro teste do gamepad, com o jogo Astro’s Playroom

Por Redação Superinteressante
Atualizado em 13 abr 2021, 17h28 - Publicado em 5 jan 2021, 22h14
A imagem mostra o personagem do jogo Astro's Playroom, um pequeno robô nas cores branca a azul, com um visor preto que mostra seus olhos (dois círculos azuis), correndo sobre o que parece ser gelo, num fundo azulado. Ao lado do personagem, há o controle DualSense, na cor branca com detalhes em preto.
 (PlayStation / Sony/Reprodução)
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Em 1997, a Nintendo lançou um acessório chamado Rumble Pak, que se conectava ao gamepad do console Nintendo 64 e fazia algo inédito: vibrava de acordo com o que acontecia nos jogos. De lá para cá, a vibração do controle se tornou um elemento indispensável nos games. Na geração passada, a Microsoft deu um passo à frente: no controle do Xbox One, os gatilhos também vibram, o que torna os games de tiro e corrida mais interessantes (porque o controle imita reações das armas e do carro). Mas o princípio de funcionamento se manteve igual: motores dentro do gamepad giram pesinhos de metal no sentido horário e anti-horário, e é isso que produz a vibração. 

O controle DualSense, do PlayStation 5, é diferente. Ele tem motores, mas também tem outra coisa: um novo sistema de resposta tátil, que a Sony chama de haptics (do grego haptikós, ou “referente ao tato”). Esse sistema usa microatuadores lineares, formados por um íma e uma bobina cada um, que não giram como os motores elétricos comuns; se deslocam, para a frente e para trás, sobre o próprio eixo. Por isso eles são menores, mais rápidos e, principalmente, muito mais precisos que o sistema de vibração tradicional. São capazes de gerar sensações radicalmente diferentes – que podem revolucionar os games. 

A imagem mostra a ilustração do microatuador linear (voice coil actuator), em formato cilíndrico, com um recorte que permite analisar seu interior, mostrando um ímã envolvo por uma bobina. A ilustração tem as cores cinza e amarelo.
Exemplo de microatuador linear (voice coil actuator). O modelo usado no controle do PS5 não é necessariamente idêntico a esse, mas seu princípio de funcionamento é o mesmo. (H2W Technologies/Divulgação)

Tanto é assim que a Sony decidiu incluir um game no PlayStation 5: Astro’s Playroom, um “platformer” (jogo de pulo, como Mario e Sonic) que vem de fábrica instalado no console e foi criado para demonstrar as possibilidades do sistema háptico. Ele não é meramente uma demo: é um jogo curto (dura 4 a 5 horas) mas sofisticado, que surpreende pela inteligência – lembra os momentos mais geniais de Super Mario Galaxy, a obra-prima do Nintendo Wii. E dá um passo à frente. 

Isso se deve, em grande medida, ao sistema háptico. Quando o personagem Astro corre sobre o gelo, por exemplo, você tem a sensação de estar patinando com as mãos: o atrito, a vibração e o som (o controle DualSense tem um alto-falante embutido) são incrivelmente similares aos de patins deslizando sobre uma superfície congelada. Em outro momento, quando começa a chover e Astro abre um guarda-chuva para se proteger, o efeito é extraordinário: é como se estivesse chovendo, apenas, sobre as suas mãos

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Você sente cada pingo, individualmente, batendo no controle. Isso é possível porque os microatuadores conseguem gerar vibrações em pontos específicos do gamepad (não só vibrar pedações dele, como o sistema de rumble tradicional). O jogo também reproduz sensações como puxar uma corda, nadar, andar na areia, etc, sempre de maneira surpreendente – e bem diferente de qualquer coisa já vista nos games. 

A imagem mostra uma cena do jogo Astro's Playroom, na qual o personagem, um robô nas cores branco e azul, está batalhando com um robô maior, da cor cinza e com o corpo em formato de mola. O fundo do jogo é azul e o chão parece estar coberto de neve.
Cena do jogo Astro’s Playroom, criado para demonstrar as novas tecnologias do controle DualSense. (Sony/Divulgação)

Além do sistema háptico e do som, Astro’s Playroom também explora bem outra novidade do controle DualSense: os “gatilhos adaptáveis”. Eles são capazes de impor resistência variável aos seus dedos, conforme o que acontece nos jogos. Em um game de corrida, por exemplo, os gatilhos poderão simular a dureza do acelerador e do freio – ou travar de propósito, após uma recarga de arma mal-sucedida, num jogo de tiro. A conferir. 

A imagem mostra uma ilustração do mecanismo de gatilho do controle do PS5.
Detalhe de patente registrada pela Sony mostrando o funcionamento dos gatilhos adaptáveis. Repare no motor elétrico (à esquerda), conectado ao gatilho (à direita) por meio de uma engrenagem. (A imagem foi invertida para facilitar a visualização das peças, por isso os números estão de ponta-cabeça). (World Intellectual Property Organization/Reprodução)

A soma desses recursos (mais o sensor de movimento e o touchpad presentes no DualSense, herdados do controle do PS4) produz resultados revolucionários. Se a Sony for capaz de explorar essas novas tecnologias em mais games, pode levar grande vantagem na nova geração de consoles. Mas é aí que mora o grande porém. Com os jogos multiplataforma, que são desenvolvidos por third-parties (estúdios independentes) e também serão lançados para Xbox, não se empolgue: é pouco provável que os estúdios tenham disposição para usar ao máximo as novas tecnologias do DualSense – porque isso elevaria os já altos custos de desenvolvimento dos games (uma exceção é o game de basquete NBA 2K21, em que os gatilhos adaptáveis vão ficando mais pesados conforme os atletas se cansam durante o jogo).

A grande esperança está nos títulos que serão desenvolvidos pela própria Sony, e por estúdios que assinarem contratos de exclusividade para o PS5. Nesses casos é possível que o sistema háptico, os gatilhos adaptáveis e o som integrado sejam usados de maneira tão inteligente, e encantadora, quanto em Astro’s Playroom. Mas não é garantido: basta lembrar do que aconteceu com o touchpad e o sensor de movimento do controle do PS4, que foram essencialmente ignorados ao longo da geração passada. Tomara que isso não aconteça agora. E a Sony saiba aproveitar o trunfo que tem, literalmente, nas mãos. 

1 - Controle DualSense PlayStation 5

Controle com Resposta Tátil, Gatilhos adaptáveis, microfone embutido e entrada para headset. Além disso, grava e transmite momentos de jogo com o botão “Criar”. 
A imagem mostra a caixa do controle DualSense, na cor branca, com os símbolos do PlayStation em cinza ao fundo. Na parte da frente, há uma foto do controle, de cor branca com detalhes em preto.
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2 - Console PlayStation 5

Com CPU e GPU personalizadas, SSD ultrarrápido que maximiza as sessões de jogo com tempos de carregamento praticamente instantâneos para jogos do PS5 instalados e E/S integrada, que permite que os criadores extraiam dados do SSD de forma rápida, possibilitando desenvolver jogos de formas inovadoras. Versão com leitor de BluRay. Controle DualSense incluso.
A imagem mostra a caixa do console do PlayStation 5, na cor branca, com o símbolos da marca na cor cinza ao fundo e a foto do console com o controle em primeiro plano, ambos na cor branca com detalhe em preto.
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*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.

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** Conteúdo escrito por Bruno Garattoni

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