Foco na saúde é o destaque do Galaxy Watch 3
Novo smartwatch combina leque de dispositivos com monitoramento constante da atividade física

Com a saúde cada vez mais em foco pelo mundo, a Samsung lança o seu mais moderno relógio smart, o Galaxy Watch 3, com vários dispositivos para acompanhar as condições físicas do usuário, além de monitorar dezenas de exercícios diferentes.
O novo modelo é capaz de medir a oxigenação do sangue – que indica a eficácia da respiração –, realizar eletrocardiogramas e apurar a pressão arterial. Ele também detecta quedas, enviando pedido de socorro. Essas são algumas das ferramentas mais avançadas em relógios smart disponíveis no mercado, e podem ser importantes para indicar situações de emergência médica.
O aparelho que oferece tudo isso tem a aparência de um relógio de pulso clássico, com display redondo e design robusto. Com estrutura de aço inoxidável, nas cores preto, prata e cobre, traz também opções de elegantes pulseiras de couro.
Seu manuseio é facilitado por uma coroa giratória mais alta do que o visor, que pode ser controlada com a mão, e dois botões laterais. Com eles, você acessa notificações e aciona aplicativos e funções de forma simples. O relógio vem nos tamanhos de 45 mm (tela de 1,4 polegada) e 41 mm (tela de 1,2 polegada). A tela Super Amoled tem 360 x 360 pixels, cores destacadas e permanece bem visível mesmo sob o sol.
Em relação ao modelo anterior da série, o Galaxy Watch 3 ampliou a sua memória RAM para 1 GB e a sua capacidade de armazenamento para 8 GB, além de apresentar um potente processador. Sobre essa base, roda um grande leque de aplicativos, incluindo os de outras origens, que podem ser baixados no relógio (embora nem todos funcionem sem problemas). Sua conectividade é 4G, possui Bluetooth e interage com outros dispositivos eletrônicos de forma independente do celular, permitindo enviar músicas para os fones ou fazer e receber chamadas.
O destaque, porém, é mesmo o apoio à atividade física e à vida saudável. O Galaxy Watch 3 promete controlar 41 tipos diferentes de exercícios – que incluem programas de corrida, caminhada, natação, musculação e outros. Bastam alguns minutos de atividade para que o aparelho perceba seus movimentos e inicie o monitoramento automático. Enquanto você se exercita, ele verifica seus batimentos cardíacos e sinais de estresse, e registra dados como número de passos dados, distância percorrida, ladeiras, quantidade de movimentos repetitivos e queima de calorias.
À noite, o Galaxy Watch 3 continua seu suporte à saúde. Com base no monitoramento dos movimentos da pessoa e na frequência cardíaca, retém as informações sobre os quatro estágios do sono e o tempo de cada um: despertado, leve, profundo e REM. É possível verificá-los logo após despertar, possibilitando uma base, se for o caso, para a procura de tratamentos de melhoria do sono.
Com tantas funções, porém, é preciso ficar atento à carga. Ele vem com uma bateria sem fio de 340 mAH com autonomia prometida para dois dias, mas, dependendo do uso de dispositivos, ela pode acabar mais rápido, exigindo nova recarga.

*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.