As 10 melhores Smart TVs para comprar em 2021
Tudo que você precisa saber para escolher a melhor TV para sua casa e uma seleção de modelos para escolher
Se as TVs já eram o principal sonho de consumo dos brasileiros, isso reforçou-se ainda mais com a pandemia, quando todos começaram a passar cada vez mais tempo em casa. Recentemente, a cena televisiva foi dominada pelas Smart TVs: as televisões “inteligentes” possuem conexão com a internet, o que lhes dá um universo de funcionalidades.
Com as Smart TVs, além dos canais de streaming, o usuário acessa tudo o que a internet oferece, e tem a possibilidade de ligar, com ou sem fios, vários aparelhos à televisão, como o celular, as caixas de som ou os videogames. Para a Smart TV apresentar o máximo desempenho, é importante que haja boa qualidade de conexão com a internet no local de uso.
Como escolher a melhor smart TV?
Num cenário com centenas de opções, torna-se difícil escolher a melhor TV, mas alguns critérios podem ser usados para selecionar o aparelho que mais se encaixa em suas necessidades.
Naturalmente, quando falamos em tamanho e qualidade da imagem, há uma forte variação de preço. Então, a primeira questão para se analisar é o orçamento disponível. Neste texto, selecionamos opções em diversas faixas de preço.
Tamanho da tela
O tamanho da televisão é uma questão básica para ajudar na sua escolha. Além do espaço e da posição que o aparelho vai ocupar no ambiente — o que influencia a colocação dos demais móveis — é importante considerar a distância mínima para que as pessoas possam assistir à televisão com qualidade e conforto. Os fabricantes afirmam que, com a melhora na resolução da imagem, cai também a distância necessária para assistir bem.
De qualquer forma, é tido que, no caso de TVs pequenas, pode-se assistir a partir de 1,5 m de distância; para telas médias, como 50’’, a 2,5 m no mínimo; e para televisões grandes, como 75’’, ao menos 3 m, o que exige ambientes amplos e sofás ou cadeiras mais distantes.
Resolução da imagem
A resolução de imagem nas televisões digitais é medida com a quantidade de pixels (ponto básico da imagem) em linhas horizontais e verticais. Assim, as TVs analógicas atingiam o máximo de 720 x 480 pixels. Já a resolução HD é de 1.280 x 720 pixels; a Full HD, de 1.920 x 1.080 pixels; a 4K, também chamada de Ultra HD (UHD), é de 3.840 x 2.160 pixels. Quanto maior a resolução, maior também é a nitidez e a definição da imagem.
Qualidade da imagem
Os recentes avanços vêm apresentando diversas opções tecnológicas nas telas de TV para dar vida e cor às imagens. A tecnologia LCD (tela de cristal líquido) ainda está presente em muitos televisores e usa fontes de luz fluorescentes. Em relação às demais opções, ela apresenta menos contraste e fica melhor em ambientes iluminados.
Já as telas de LED (diodos emissores de luz) são formadas por pequenos pontinhos luminosos que propagam cores, produzindo imagens mais contrastantes e coloridas.
Uma evolução desta última, as telas OLED têm diodos que emitem “luz orgânica”, a partir de nanocristais, o que reforça as características de contraste e vivacidade de cores. Também são as telas mais finas disponíveis.
As telas QLED também têm nanocristais, mas sua iluminação não é própria, e sim feita por trás das partículas – com tons um pouco menos vívidos que na OLED.
Frequência da TV
Para entender a frequência, imagine que a imagem de TV é uma sucessão de fotos, em que cada uma apresenta uma pequena variação, dando a sensação final de movimento. Quando a frequência é de 60Hz (hertz), a variação é de 60 quadros por segundo. Isso também é chamado de “taxa de atualização”.
No Brasil, as diferentes frequências são expressas em múltiplos de 60. Quanto maior é a frequência, mais viva e fluida é a imagem final, e mais realista é a sensação de movimento na tela. Nos modelos atuais de televisores, os 60Hz ainda são a regra.
Sistema operacional das TVs
A base do funcionamento das Smart TVs são seus sistemas operacionais. O mercado apresenta vários sistemas, mas os três mais importantes são o Tizen, que equipa os aparelhos da Samsung; o webOS, da LG; e o Android TV, do Google, presente em marcas como Sony, Philips, Philco e TCL.
O Android TV tem a vantagem de ser mais compatível com outros aparelhos que usam sistemas do Google, como celulares, mas exige mais componentes para rodar. O webOS apresenta uma navegação mais fácil, enquanto o Tizen traz funcionalidades que permitem comandar outros dispositivos inteligentes pela casa, mas o sistema não está inteiramente disponível para todos os modelos de TV.
As últimas versões dos sistemas são o Tizen 5.5, o webOs 6.0 e Android TV 11, e, a cada novo desenvolvimento, ampliam-se as capacidades de uso, como comando de videogames e de aparelhos de outras marcas.
Tipos de portas
As Smart TVs têm portas HDMI (interface de multimídia de alta definição) — que comportam cabos para a transmissão de áudio e vídeo. Quando há várias portas, podem ter diferentes características, que devem ser explicadas em detalhe nos manuais do usuário.
A princípio, as portas HDMI permitem ligar dispositivos mais antigos à TV, usando cabo ou adaptador. A porta STB, em geral a de número 1, é a do decodificador, ou seja, do aparelho de TV a cabo ou por satélite ligado à TV.
As portas com a sigla ARC destinam-se a enviar o som para alto-falantes, enquanto a sigla DVI indica entrada para vídeo, mas demanda também outra entrada para áudio. A porta MHL permite a conexão de dispositivos como tablets ou celulares, utilizando-se também cabos especiais (com conectores HDMI e USB), tal como a porta USB.
A porta 10bit indica conexão com recursos de 4K (UHD) e a indicação de HDCP 2.2 é uma garantia de segurança de que os conteúdos em alta definição recebidos por essa porta não são pirateados nem ilegais. Pode haver outras portas, como a Ethernet ou LAN, que permitem conexão a cabo com a internet (como nos computadores ou notebooks) para se ligar à banda larga. A porta inscrita com Digital Óptico (ou Optical, em inglês) é uma saída de áudio para dispositivos como soundbar ou home theater. Já a inscrição ANT IN (ou Antenna in) sinaliza a entrada de antena.
Nossas indicações
Para facilitar a sua procura, indicamos a seguir 10 boas escolhas de smart TVs, agrupadas por tamanhos de telas.
Smart TVs de até 45’’
LG 43’’ LED Full HD 43LM631C0SB
Com tela de 43 polegadas, no formato 16:9, este modelo da LG oferece tecnologia LED com Full HD de 1.920 x 1.080 pixels. Como as TVs da marca LG, seu sistema operacional é o webOS, na versão 4.5, equipado com o programa ThinQ AI e processador Quad Core. Sua frequência é de 60Hz. O áudio tem potência de 20W. O modelo oferece 3 portas HDMI, 1 para bluetooth in/out, 2 USB, 1 para antena (digital e analógica) e 1 saída digital óptica. As dimensões da TV são 97,3 cm de largura, 62,5 cm de altura e 21,8 cm de profundidade.
Samsung 32’’ LED HD 32T4300
Boa para ambientes pequenos, como quartos e copas, este modelo de 32’’ da Samsung apresenta resolução HD, com 1.366 x 768 pixels, e qualidade LED. Tem frequência de 60Hz. O áudio é Dolby Digital Plus, com potência de 10W. O sistema operacional, exclusivo da Samsung, é o Tizen. Apresenta 2 portas HDMI, 1 USB, 1 Ethernet, 1 de rádio frequência (RF), 1 AV e 1 saída de áudio digital (óptica). Suas dimensões são 73 cm de largura, 46 cm de altura e 15 cm de profundidade.
LG 24’’ LED HD 24TL520S
Como uma opção de modelo pequeno, esta LG tem 23,6’’ de tela, no formato 16:9, e uma boa resolução HD de 1.366 x 768 pixels, com tecnologia LED. Sua taxa de atualização é de 60Hz. O áudio é de 5W, com Virtual Surround Plus. O sistema operacional é o webOS 3.5, e o aparelho vem com o sistema Time Machine Ready para a gravação de vídeos. O modelo apresenta 2 entradas HDMI, 1 USB, 1 para antena, 1 AV e uma de áudio. Sua largura é de 56,3 cm, com 36,7 de altura e 15 cm de profundidade.
Smart TVs de 45’’ a 59’’
Samsung 50’’ QLED 4K QN50Q60TAGXZD
Com tela de 50’’, este modelo se destaca pela tecnologia QLED com 4k e resolução de 3.840 x 2.160 pixels. O sistema operacional, exclusivo da Samsung, é o Tizen, com interação por voz. A frequência é de 60Hz. O áudio com potência de 20W é Dolby Digital Plus. O modelo traz 3 entradas HDMI, 2 USB, 1 AV, 1 Ethernet, 1 saída de áudio digital (óptica) e 1 de rádio frequência (RF). Suas dimensões são 111,6 de largura, 64,3 cm de altura e 5,71 de profundidade.
Philips 50’’ LED 4K 50PUG6654/78
A Philips apresenta, neste modelo, a tela de 50’’, com formato 16:9, tecnologia LED com resolução 4K, de 3.840 x 2.160 pixels. O áudio tem potência de 20W, com sistema Dolby Surround. A frequência é de 60Hz. O sistema operacional é um Linux Saphi, com processador Quad Core. O modelo apresenta 3 entradas HDMI, 2 USB, 1 AV, 1 S/PDIF (interface Sony e Philips) e uma RJ-45 (Ethernet), além de uma saída de fone de ouvido.
Philco 55’’ LED 4K PTV55q20SNBL
Com borda infinita, este modelo da Philco apresenta tela de 55’’, com formato 16:9, tecnologia LED, resolução 4K, de 3.840 x 2.160 pixels. Com sistema operacional baseado em Linux, possui processador Quad Core e Triple Core. O som é Dolby Áudio, com potência de 20W. Sua taxa de atualização é de 60Hz e possui 3 portas HDMI, 2 USB, 1 Ethernet, 1 para rádio frequência (digital e analógica) e TV a cabo, 1 S/PDIF (interface Sony e Philips) e saída óptica, 1 Ethernet, 1 AV (RCA). A TV tem 123 cm de largura, 70,6 cm de altura e 9 cm de profundidade.
Samsung 50’’ LED 4K UN50RU7100
Este modelo da Samsung apresenta tela plana de 50’’, com tecnologia LED e resolução 4K, de 3.840 x 2.160 pixels. Seu sistema operacional, exclusivo da marca, é Tizen, com processador Quad Core. A frequência é a básica de 60Hz e o áudio Dolby Digital Plus tem potência de 20W. O aparelho possui 3 portas HDMI, 2 USB, 1 entrada para componente (Y, Pb, Pr), 1 AV. Com largura de 112,5 cm, o modelo tem altura de 65 cm (73 cm com suporte) e profundidade de 5,9 cm (26,1 cm considerando os pés do suporte).
Sony 50’’ LED Full HD KDL-50W665F
Compatível com vários formatos HDR, essa Sony com tela de 50’’, formato 16:9, apresenta uma resolução Full HD, de 1.920 x 1.080 pixels, com tecnologia de tela LCD e luz de fundo LED. Seu sistema operacional é Linux, a frequência, 60Hz, e o áudio tem potência de 5W+5W. Apresenta 2 portas HDMI, 2 USB, 1 Ethernet, 1 de rádio frequência (RF), 1 para TV a cabo, 1 AV e uma saída de fone de ouvido. Tem largura de 113 cm, 66 cm de altura (72 com suporte) e 7 cm de profundidade (27 cm considerando os pés do suporte).
Smart TVs com mais de 60’’
Samsung 65’’ Crystal LED 4K 65TU8000
Com borda infinita, a Samsung Crystal 65’’ oferece a tecnologia de imagem LED, com resolução 4K, de 3.840 x 2.160 pixels. Seu sistema operacional Tizen vem com processador Crystal. A frequência é de 60Hz. O aparelho inclui comando de voz e seu áudio é Dolby Digital Plus, com 20W. Apresenta 3 portas HDMI, 2 USB, 1 AV, 1 Ethernet (LAN), 1 de rádio frequência (RF) e uma saída de áudio digital (óptica). O modelo tem largura de 145 cm, com 83 cm de altura (91 cm com a base) e 6 cm de profundidade (28,2 cm com os pés).
LG 65’’ 4K 65UN7310
Este modelo da LG, com tela de 65’’, dispõe de tecnologia de imagem LED e resolução 4K, de 3.840 x 2.160 pixels. Apresenta o programa ThinQ, de inteligência artificial, e comando de voz, que permite controlar outros aparelhos com conexão pela casa. Seu sistema operacional é o webOS 5.0, com processador Intel Quad Core. A frequência é de 60Hz. O áudio tem sistema Ultra Sorround, com potência de 20W. O modelo possui 3 portas HDMI, 2 USB, 1 de rádio frequência (RF), 1 Ethernet (LAN) e uma saída de áudio digital (óptica). A TV tem 146,3 cm de largura, com 85 cm de altura (91,4 cm com a base) e 8,8 cm de profundidade (27 cm com os pés da base).
*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.