Tudo sobre o Edge+, celular top de linha da Motorola
Itens principais do smartphone impressionam, como seu desempenho, sua tela e seu conjunto de câmeras

Os fãs da Motorola voltaram a ter uma opção top de linha com a chegada ao Brasil do celular Edge Plus, no ano passado, apresentando características que o colocam entre os melhores do mercado: tela de 6.7’’, processador potente e câmera de 108 megapixels. Suas possibilidades de conectividade trazem ainda a inovação do 5G, cada vez mais popular nos novos modelos.
Desempenho e bateria
O aparelho é robusto, com um processador Qualcomm Snapdragon 865, 12 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade de armazenamento, o que assegura uma performance excelente do conjunto de recursos, apps, vídeos e games. Peca só por não ter opções de expansão da capacidade.
A bateria de 5.000 mAh garante larga autonomia, permitindo um dia inteiro de uso intenso, e carrega em duas horas. É compatível com carregamento de energia sem fio, no padrão Qi, e pode fornecer carga a outro celular ou a acessórios com esse padrão, como fones.
Conjunto de câmeras
O Motorola Edge+ oferece um notável conjunto de câmeras, sendo três traseiras: a principal, com 108 MP, está entre as melhores do mercado; a segunda, híbrida de 16 MP, é ultrawide de 117° e chega a macro, garantindo imagens nítidas de objetos bem próximos; e uma teleobjetiva de 8 MP, com zoom óptico de 3 vezes e sistema ToF, para aprimorar a profundidade de campo. Para as selfies, apresenta uma câmera frontal de 25 MP. Usuários apontam, porém, limitações no desempenho em vídeo, quando comparado aos concorrentes diretos. Filma apenas a 6K a 30 fps (quadros por segundo) ou em 4K a 30 fps. Os demais tops de linha filmam a 8K ou, no mínimo, a 4K a 60 fps.
Visual e recursos extras
O celular chama a atenção pelo design elegante e pelo porte compacto, apesar do tamanho da tela. Com tecnologia Oled e ótima resolução, a tela tem borda curva até as laterais do aparelho. O aparelho possui um dispositivo de luzes nas bordas, para avisar sobre notificações recebidas com o celular virado. Para evitar dificuldades de uso, o modelo vem, também, com bloqueio de toques acidentais na borda.
Sua taxa de atualização de 90 Hz faz do Edge+ um celular rápido e de navegação ágil. O áudio estéreo é de excelente qualidade, com duas saídas. Para quem precisa, ainda mantém a entrada para fone de ouvido – a maioria dos tops usa apenas fones sem fio.
Na tradição da Motorola, o aparelho apresenta alguns atalhos para simplificar o uso, como os gestos para ligar a lanterna ou a câmera. Como ponto fraco, o Edge+ não tem certificação IP, ou seja, a proteção contra a água e a poeira que já é uma característica padrão dos celulares top de linha.
O Motorola Edge Plus vem com uma capa protetora, um fone de ouvido, um cabo de sincronização, uma ferramenta de remoção do chip, um carregador de parede turbopower e o kit de manuais.

*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.