Os vinhos italianos estão em alta no mundo. A Unione Italiana Vini (UIV) noticiou recentemente um crescimento recorde nas exportações de vinho no primeiro semestre de 2021, com 16% em valor e 6% em volume, ultrapassando a sonora marca de 1 bilhão de litros. No Brasil, segundo números da Product Audit, no mesmo período, a presença de vinhos da Itália cresceu 13% em valor e 8% em volume. O que mais chama atenção, porém, é o crescimento em valor agregado. No Brasil, esses vinhos tiveram um aumento de 33% nas importações nas categorias premium e super premium (respectivamente vinhos acima de 51 dólares e 101 dólares na origem, por caixa de doze garrafas). Certamente uma das locomotivas desse crescimento é o chianti, que protagonizou nas últimas décadas um caso raro de virada de imagem e de qualidade.Até os anos 1990, o nome chianti no rótulo era associado a um vinho modesto, que raramente alçava voos mais altos de qualidade e preço. Após décadas de trabalho sério, desde o vinhedo, passando pela legislação da região, até o marketing, sem deixar de ser um vinho de grandes volumes e de preços acessíveis (nas categorias de entrada), os melhores chianti hoje não devem nada aos brunellos, barolos e amarones.Uma nova categoria de chianti, chamada gran selezione, abriu caminho para essa consolidação. Quando criada, em 2014, representou 4% de produção de chianti classico.É bom lembrar que existem dois tipos básicos de chianti. O chianti classico é o produzido na zona geográfica entre Florença e Siena, originalmente demarcada no ano de 1716. Possui três níveis: chianti, chianti riserva e chianti gran selezione. Todos devem ser feitos com um mínimo de 80% sangiovese. Respectivamente o período mínimo de amadurecimento em madeira e garrafa antes de ir ao mercado é de doze, 24 e 30 meses. Os gran selezione são feitos de uma seleção das melhores uvas de vinhedos próprios. O outro tipo, chianti sem o sobrenome classico, vem dos territórios em torno, uma zona alargada e oficializada em 1930.Texto: Marcelo Copello*As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.