4 coisas que você pode perguntar para a Alexa
Dúvidas filosóficas e uma pitadinha de carência estão na lista do que a assistente pessoal da Amazon pode responder
Lançada com seu primeiro modelo em novembro de 2014, a Alexa trouxe uma verdadeira revolução para o universo (à época, ainda embrionário) de casas inteligentes. O conceito, que hoje já combina fechaduras, lâmpadas e até mesmo geladeiras, não aterrissou completamente no Brasil, mas já deu passos importantes no país.
É o caso, por exemplo, de todas as funcionalidades que a Alexa já traz na nossa língua natal. Além de se sincronizar com outros aplicativos e nos contar as notícias do dia, a previsão do tempo e outros detalhes da rotina, a assistente da Amazon é bem espertinha – e é programada com respostas bem pensadas para perguntas atrevidas.
Duvida? Então vem conferir a nossa lista com 4 coisas que você pode perguntar para a Alexa – e aproveite para conferir a variedade de modelos, perfeitos para tipos diferentes de bolsos e investimentos.
1. Alexa, você tem um animal de estimação?
Porque quem disse que uma assistente virtual não poderia ter seu próprio pet? A única pergunta que fica no ar, em relação a isso, é se ela se considera mãe de pet. Você vai precisar perguntar para descobrir – e nós recomendamos o Echo Dot 4ª geração para isso.
2. Alexa, quem veio antes: o ovo ou a galinha?
Uma das maiores questões filosóficas, temporais e clichês da humanidade finalmente pode ser respondida pela assistente pessoal criada pela equipe de Jeff Bezos. Talvez a resposta não seja especificamente científica, mas ela passa muito bem. Que tal perguntar isso para a Alexa presente no Echo Dot de 3ª geração? Ele é um pouco mais de entrada, mas traz funções incríveis e não vai te deixar na mão nem na hora de reproduzir suas músicas favoritas, tampouco na hora de falar com ela – já que o produto traz 4 microfones embutidos, todos de longo alcance.
3. Alexa, você consegue passar no teste de Turing?
O teste de Turing existe para descobrir a capacidade de uma máquina de exibir um comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste. Em resumo, é uma das maneiras de nos ajudar a evitar (ou pelo menos antecipar) a revolução das máquinas e o subsequente e inevitável fim da humanidade. Brincadeira. Mas a Alexa responde de um jeito que ao menos nos tranquiliza.
Para testar a humanidade da gata, o Echo Show 5 (2ª geração) é uma baita pedida, especialmente se você tiver um pouco mais de dinheiro para investir: com um baita display, você leva a experiência para um outro patamar, trazendo o vídeo para a jogada.
4. Alexa, quer ser minha namorada?
A gente sabe que esse futuro é possível: seja na distopia HER, criada por Spike Jonze, ou até mesmo as namoradas robôs que não assustam ninguém em alguns países (Japão, estamos olhando pra vocês), você pode sim pedir a mão da Alexa. O que não garante em nada que a resposta será positiva – mas não custa nada tentar.
Se ela negar, a assistente pessoal da Amazon pelo menos pode te ajudar a arrumar uma namorada com a câmera de 13 MP que vem embutida no Echo Show 8 (2ª geração). É a famosa situação ganha-ganha.